Fábio pAN: Tenha pernas de dar inveja com o levantamento terra “Stiff”

segunda-feira, 12 de março de 2012

Tenha pernas de dar inveja com o levantamento terra “Stiff”


O levantamento terra já era praticado a décadas atras, mais com a finalidade de fortalecer as vértebras lombares, mais sem flexionar os joelhos do jeito praticado nos dias atuais. Recentemente foi comprovado que esse exercício é ótimo para desenvolver o músculo posterior da coxa.


Com essas pesquisas realizadas nos últimos anos comprovou-se também que ao fazer o movimento excêntrico(alongamento dos músculos) as fibras musculares se rompem mais e a hipertrofia acontece, ou seja, acontece o processo de regeneração e consequentemente crescimento do músculo, pois essa é toda alógica do processo.

O exercício chamado levantamento terra como já foi dito ficou muito comum, e ao executar o movimento muitos outros músculos trabalham, seja como agonistas, sinérgicos ou estabilizadores. Ao inclinar o tronco para frente e descer com o peso, todos esses músculos : glúteo, lombar, trapézio, grande dorsal e bíceps branquial são forçados, deixando claro que não é qualquer um que já pode chegar na academia praticando, é necessário um porte físico.Eu mesmo muita vezes não estou preparado para faze-lo, pois exige concetração e foco no movimento.

Execução correta : pegue uma barra grande, fixe os punhos com uma abertura relativamente próxima ao raio dos ombros, os pés bem firmes um próximo ao outro, a respiração é fundamental, procure inspirar o máximo de oxigênio ao descer curvando o corpo para frente solte o ar, sempre dessa forma para não ocorrer alguma ruptura de vasos internos.

Vamos falar um pouco agora sobre os graus de dificuldade e as variações, uma boa forma de aumentar o grau de dificuldade é mudar o ângulo da execução do exercício e não aumentar a carga como muitos pensam e fazem, o resultado final é bem melhor quando fazemos  de forma correta, faça alguns movimentos antes de praticar esse exercício apenas com a barra, será bom para você se acostumar. Uma boa variação é trocar a barra por um par de alteres, para alguns é mais confortável.

Atualmente se tornou comum a divisão do treino de perna, um dia a parte anterior(quadríceps) , no outro a posterior (bíceps femoral). Uma boa forma de treino para perna é as super-séries, alternando exercícios sem pausa , mais qualquer tipo desses treinos acima é fundamental você procurar seu personal e pedir ajuda e conselhos.

Vídeo mostrando execução correta e atleta pegando peso máximo :

Nenhum comentário:

Postar um comentário