Fábio pAN: Musculação para idosos dicas exelentes

sábado, 15 de outubro de 2011

Musculação para idosos dicas exelentes


A qualidade de vida é motivo de discussões e estudos em todas as áreas da saúde. Na educação física principalmente. Através da musculação, nós educadores físicos buscamos promover uma melhora na qualidade de vida de todas as faixas etárias. A terceira idade é o
grande alvo do post de hoje, pois iremos abordar pontos interessantes sobre a musculação feita por idosos.
Nessa faixa etária é comum ouvir de leigos que a musculação não é adequada, mas muito pelo contrário, o treino na academia pode ajudar a prever muitas doenças, e em alguns casos com idosos, a reverter o efeito de doenças como osteoporose e sarcopenia. A osteoporose atinge os ossos, fazendo com que o idoso fique impossibilitado de realizar certos tipos de movimento no seu di a dia. A sarcopenia é a diminuição de massa muscular, comum em todos os indivíduos, é reflexo da idade avançada. A musculação vai deixar a massa óssea mais densa, podendo reduzir os efeitos da osteoporose. E pode prever a sarcopenia promovendo um pequeno ganho muscular, chamado de hipertrofia.
A grande pergunta é se o idoso pode suportar as cargas, ou até mesmo a intensidade dos exercícios. Quanto a isso, é necessária uma ajuda profissional, e um auxilio em todos os momentos do treino. Quando falamos em promover uma qualidade de vida levamos isso muito a sério, e um idoso não deve nunca pegar uma carga excessiva, pois pode levar a uma elevação da pressão arterial, podendo gerar estresse no músculo cardíaco, e danos irreversíveis a saúde. Por isso, quando um idoso pretende praticar a musculação ele deve passar por consultas médicas, exames cardiológicos, e sempre, estar orientado por um profissional da educação física. Essas atividades físicas quando bem feitas vão surtir efeito no cotidiano do idoso, promovendo também um bem estar e um aumento da auto-estima.
Há certo tempo era difícil encontrar idosos em academias, esse quadro já mudou na atualidade, e o intuito é fazer com que outros idosos também possam desfrutar desse tipo de exercício. Muitos benefícios virão através da prática da musculação. Dentre esses podemos citar: Aumento da força muscular; Diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares; Menor risco de desenvolver diabetes; Combate a obesidade; Melhoria no equilíbrio; Independência de movimentos, entre tantos outros.
Se você cuida de um idoso, o incentive a praticar atividades físicas. Ficar em casa só o deixará mais triste. Promova a felicidade de quem tanto já fez por você. E claro, cuide de sua saúde a partir de agora, quando chegar a melhor idade você com certeza poderá notar a diferença. Investir na saúde e qualidade de vida vale à pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário