Fábio pAN: LACTOSE - Entenda porque não consumi-la para ajudar na definição corporal!

segunda-feira, 29 de julho de 2013

LACTOSE - Entenda porque não consumi-la para ajudar na definição corporal!



Vou abordar um assunto delicado e ainda aparentemente controverso: LEITE e seus derivadinhos.
Capaz que você tenha visto na fanpage um “Passe Adiante!” sobre lactose – mas se não viu, não tem problema! Hoje, não apenas vou retomar o assunto, como aprofundá-lo um pouquinho mais, ok?
Você já deve saber que o leite tem na sua composição os 3 macronutrientes que conhecemos: carboidrato, proteína e gordura.

Vou começar pela gordura, porque não há nada que diferencie a gordura presente no leite/derivados das gorduras presentes em outros alimentos – e a gente já sabe que deve consumir gordura "moderadamente".
Peguemos agora o carboidrato do leite: a LACTOSE. Muita gente não sabe que lactose é uma carboidrato, mas é. E é “exclusivo” dele, do leite, não estando presente em nenhum alimento que não seja derivado dele.
Acontece que nosso organismo precisa “quebrar” as moléculas dos macronutrientes, para que se tornem partículas de absorção possível – e pra isso (não apenas, mas também) contamos com as ENZIMAS (que são proteínas catalisadoras – aceleradoras de reações biológicas.).

Acontece também que enzimas são tremendamente específicas para cada reação que promovem… Traduzindo pro que nos interessa aqui, cada tipo de molécula será “quebrada” por uma enzima exclusiva. Por exemplo: A amilase “quebra” o amido, as proteases “quebram” as proteínas, a frutase “quebra” a frutose… E a LACTASE “quebra” a lactose.

Sem a “quebra” desse açúcar (carboidrato, no caso a lactose) em glicose, ela (a glicose) não passa para a corrente sanguínea fí, por onde é transportada até as nossas células, pra ser usada na geração da nossa energia, sendo sua matéria-prima fundamental.
A treta toda ocorre por um simples fato:
A produção da enzima lactase começa a ser reduzida após o desmame e é mínima depois dos 4 anos de idade! Deixando nosso organismo bem deficiente na absorção desse açúcar (a lactose)…

*Entendenda o por quê:
A absorção dos alimentos acontece no nosso intestino, certo? E a camada superficial dele é composta um tipo de célula epitelial chamada ENTERÓCITO. Essas células (como todas as outras) possuem permeabilidade seletiva (escolha e permissão que a membrana da célula tem sobre o que entra e sai da célula), não liberando a entrada de nada na célula se não houver receptores destinados a recebê-lo… E o enterócito NÃO TEM RECEPTOR PRA LACTOSE, Só pra glicose…

Volta um parágrafo e me diz: se a gente praticamente não tem LACTASE pra quebrar a LACTOSE em GLICOSE, como é que o pobre do nosso intestino pode absorver essa bagaça? Num pode, né? E eu disse “praticamente” porque tem gente no mundo que continua a produzir lactase sim, mas em pequenas quantidades – o que significa que esse indivíduo até pode digerir/absorver um pouco de lactose, mas nunca toda ela. E também não dá pra saber se você é dessa turma – lembrando que, mesmo se for, não vai conseguir quebrar toda a lactose que consome, se consumir muita… Pra isso não ficar sem nenhum parâmetro, vamos aos numeros: Estima-se que algo em torno de 60 a 75% da população mundial seja intolerante… Precisa mais informação?

Tá, não quebrou a lactose em glucose, o que acontece? Nosso intestino pena horrores pra metabolizar esse açúcar e, uma vez que não há enzimas pra isso, nosso sistema imunológico ataca a lactose – uma vez que não tem como processá-la. Isso inflama a mucosa local. E a lactose fica lá, acumulando e fermentando, virando rango pra um monte de fungos e “serzinhos” da nossa flora intestinal- coisa que deixa nossas bactérias de defesa em franca desvantagem, afetando assim nosso equivocadamente acionado sistema imunológico que, para estar sadio, precisa que vitaminas e outros nutrientes sejam bem absorvidos pelo nosso intestino.

E presentação numa coisa:  cada vez mais a gente ouve falar em “intolerância `a lactose”, né? Eu mesmo até outro dia, tinha a impressão de que era uma coisa que “aparecia” de uma hora pra outra – demorou pra eu entender que não é exatamente isso, rs…

O que ocorre é que tem gente que possui um organismo que passa a vida toda se desgastando e perdendo saúde, lidando com esse “problema”, enquanto que outros organismos, de outras pessoas, dão um “BASTA” definitivo e bem mais nítido em algum ponto da existência desse ser – ou seja, todos somos intolerantes `a lactose em algum nível! E mesmo quando não somos tão intolerantes a ponto de manisfestarmos isso claramente, ainda assim não somos capazer de digerí-la completamente.
Por ultimo AND nada menos importante, temos a proteína do leite: a CASEÍNA.

Malhadores(a) todas as fêmeas de mamíferos produzem leite na forma de soro + casein + gordura + lactose.
O problema é que no leite materno humano, a configuração do soro é em forma de ALFA-LACTOALBUMINA, ou seja: 100% do soro materno está nessa configuração.
Mas o leite de vaca tem uma configuração BEM diferente do nosso:
- 20% dele está na forma de alfa-lactoalbumina, somente;
- 80% dele está na forma de BETA-LACTOGLOBULINA.
Como o ser humano não foi constituído pra digerir uma proteína BETA, os processos alergênicos e inflamatórios são um desastre para esse tipo de organismo… O NOSSO tipo de organismo.
Sabe quem tem enzima nessa configuração é bezerrooooooooo!

Vamos agora pros derivados/partes do leite:
Quando se faz queijos, praticamente todo o soro é retirado, restando apenas a casein – que, logicamente, também é uma proteína BETA…
ALTO AÍ, FÁBIO PANNNNN! Cê falou que o SORO DO LEITE é intolerante? Mas WHEY não é exatamente a proteína do soro do leite???
É sim, – e kudos pela atenção!



Jaja vou falar de suplementos (3 Mandamentos, pra ser bem claro), mas se liga nisso aqui:
Se você já toma whey pode já ter ouvido falar sobre um tipo dela, a hidrolisada – e se ouviu, provavelmente ouviu algo sobre a sua qualidade superior em comparação `as wheys que são somente isoladas e/ou concentradas.
Malahador(a), hidrólise é o nome da reação de “quebra” da molécula, e isso significa que, se a proteína já está “quebrada”, ela pode ser absorvida até por um organismo que não tenha enzima pra fazer isso – afinal, já tá feito mesmo…!

Além de falar que os wheys que não são hidrolisados não são os otimamente metabolizados, aproveito pra dizer que isso vale também pra caseína.
Para nós, humanos, absorvermos a caseína, ela deve estar na forma “micelar” –  onde possui baixo peso molecular, o que permite absorção, ok? Por isso que não dá pra animar com os queijos e iogurtes da life… :( #deixeidelado



Vale falar que isso tudo vale pro leite de vaca – o mais consumido por nós.
É que no caso dos leites de ovelha e cabra, existe uma similitude com o leite humano, que os tornam razoáveis para o nosso consumo – ao menos quando comparados com o de vaca (porque a questão da lactose/lactase permanence, por exemplo). Esse é um dos motivos pelos quais nossos antepassados, no oriente médio, só se consumiam laticínios feitos com leite desses animais.
O 7º Mandamento da Dieta, que diz:
REDUZIRÁS (ou, quem sabe, ABANDONARÁS) O CONSUMO DE LEITE AND DERIVADOSSSSS #deixeidelado

Aqui, na sequência, gostaria de falar da MINHA experiência atual .
Sempre me perguntam coisas como “quando meu corpo mudou” ou “como ele mudou”. E na minha resposta eu sempre conto que fiz a dieta que todos conhecem como saudável e equilibrado.
Malahadores(a), o que eu quero dizer é que eu já comia 2 fatias de pão integral, geleia diet + 1 copo de iogurte com whey, mingau de aveia rs: leite desnatado, tsc, tsc, tsc… E de boa, o bom é que a gente aprende!);
Comia 1 sanduiche de peito de peru com queijo branco no lanche da tarde;
Almoçava e jantava certinho também, sempre consumindo menos calorias (outra coisa que preciso abordar em breve, porque tem sim importância, mas EM HIPÓTESE NENHUMA PODE SER A ÚNICA COISA A SER LEVADA EM CONTA NUMA DIETA QUE QUEIRA DAR RESULTADOS).
Assim a pança até dava uma murchada, mas continuava lá, como sempre fime e percistente fia do cranco…
Quer saber qual foi a mudança responsável pelo resultado que eu queria com relação `a gordura, tanto da pançinha localizada?




Lembrando que eu não tô aqui dizendo pra ninguém fazer o mesmo, certo? Acredito sobretudo na vossa responsabilidade individual sobre as vossas escolhas e sempre digo que todos devem procurer um bom professional da area de nutrição de preferencia "esportiva" pra orientar e acompanhar o vosso processo AND progresso.

Mas isso foi o que aconteceu COMIGO. E eu também acho que vocês querem e merecem saber tudo o que eu aprendi e passei – razão pela qual o AB existe, né! ;)
Pessoas, ainda nesse assunto, quero que vocês ao menos saibam que há muitos outros fatores a serem levados em conta na montagem de uma dieta e TODOS devem ser levados em conta se quisermos seguir uma que seja realmente saudável e eficiente – e MUITOS DESSES FATORES SÃO INDIVIDUAIS!
Coisas como idade, volume, intensidade e frequência de treino, histórico familiar de saúde – mais pessoais, impossível.

E também outros aspectos (esses menos pessoais, mas nem por isso menos complexos) que dizem respeito aos nossos processos digestivos, a como os macro e micro nutrientes são absorvidos, armazenados e utilizados – coisas que apenas um BOM Professional conhece (e a baixa qualidade da educação do nosso país, infelizmente, gera poucos destes profissionais nas academias e fora delas :( ).
O equilíbrio de uma dieta é um fator IMPORTANTÍSSIMO – dele depende sua SAÚDE, coisa bem mais importante que sua aparência, diga-se de passagem – que, pra existir, precisa de orientação Professional de qualidade, ok

Perdas de peso sem essa orientação fatalmente geram maior perda de saúde, então CUIDADO COM SUA DIETA FEITA POR CONTA E RISCO?
Levando também em conta o que acabei de escrever, não poderia  encerrar esse post sem falar sobre cálcio. Afinal, uma das maiores afirmações apontadas como justificativa pro consumo de leite e derivados é a importância desse mineral que, de fato, está bastante presente no leite…
Mas não somente nele. UHÚ! \o/ HUHUHUHUHU
Por exemplo: 100gr de sardinha oferecem metade da nossa necessidade de cálcio, Malhadores(a)!.
Segundo o site HealthAliciousNess.com, outros bons fornecedores de cálcio são:
- ervas desidratadas (segurelha é a campeã, seguida de semente de aipo e tomilho, mas também dill, manjerona, alecrim, salvia, orégano e manjericão, entre outras!);
- sementes de gergelim;
- tofu;
-amêndoas;
- linhaça (que também tem muito ômega3, tesourinho pra gente!);
- folhas verde-escuras (couve, folhas de nabo e de mostarda);
- castanhas do Pará;
- sardinha (rica também em Vitamina D, que melhora a nossa absorção do cálcio).
Em outros lugares encontrei, apontados como boas fontes: brócolis (BOM DE MAIS), espinafre, soja (cuidado com a transgenidade viu), grão de bico, aveia e chia.
OU SEJA, dá sim pra levar uma vida sem tomar leite/comer seus derivados e não ficar com menos cálcio por isso viu pesoal!
Dúvidas é só me contactar, terei o maior prazer e ajuadar.
https://www.facebook.com/fabiopanrcn

Nenhum comentário:

Postar um comentário